As concessionárias Kurumá, representante exclusiva Toyota e Lexus no Espírito Santo se destacaram no mercado automotivo em 2016 e fecharam o ano na liderança de vendas no Espírito Santo, ocupando 18,8% do mercado local. Os dados mostram a força da marca na capital capixaba, que ainda teve na liderança dos segmentos, três modelos da Toyota.

O Corolla se manteve na liderança entre os sedãs médios, com o número recorde de 65,2% de share. A cargo de comparação, o segundo modelo mais vendido do segmento obteve 14,2% de participação no mercado estadual. A SW4 diesel, que teve sua nova geração apresentada ao mundo em 2016, ocupou 69% do mercado de utilitários a diesel e, mantendo a liderança no Estado, a Nova Hilux diesel, na categoria de picapes médias, com 68,1% share. “Os dados mostram a força da marca na capital capixaba, que foi a montadora com maior número de emplacamentos no Estado em 2016”, destaca o gerente da Kurumá Vitória, Leonardo Simões.

saiba mais

Em 2016 os colaboradores do Grupo Águia Branca receberam em mãos a revista comemorativa dos 70 do conglomerado empresarial capixaba. A publicação foi elaborada em homenagem à história do Grupo e de todos os que fazem parte dele. São 29 páginas com matérias que retratam características como a origem das empresas controladas, a ousadia e a luta de seus precursores, além do crescimento e o desenvolvimento do Grupo, bem como sua cultura e valores.

Cada página da revista comemorativa é uma oportunidade de conhecer, relembrar e se emocionar com todos os capítulos já vividos durante as sete décadas de história, além de comemorar as conquistas que ainda estão por vir. Leiam! A revista foi feita especialmente para vocês!

 

saiba mais

No ano de 1993 foi realizada a primeira reestruturação do Grupo Águia Branca, com a criação das Unidades de Negócios, atuais Divisões, Passageiros, Logística e Comércio. Elas são responsáveis pela gestão das empresas que compõem o Grupo. Cada Divisão de Negócio atua de maneira independente e especializada, conforme as características de cada segmento.

Dessa forma, a Divisão Passageiros é representada pela Viação Águia Branca, que é especializada em transporte de passageiros, aluguel de ônibus para turismo e transporte de pequenas encomendas, e a Azul Linhas Aéreas, empresa coligada, na qual o Grupo tem uma participação.

Vix Logística e Autoport são as marcas que compõe a Divisão Logística. Considerada uma das maiores empresas do setor de transportes e logística do País, a Vix Logística opera de norte a sul do Brasil, e no Mercosul, com locação e gestão de frotas, traslados, movimentação de cargas, logística automotiva e logística dedicada.

A Divisão Comércio, por sua vez, é a que reúne o maior número de empresas. Ela representa as marcas Toyota, Lexus, Mercedes-Benz, Smart, Chrysler, Jeep, Dodge, Ram, Land Rover e Jaguar. Seja na comercialização de veículos comerciais ou automóveis de luxo, as concessionárias oferecem aos seus clientes o que há de mais moderno e sofisticado no mercado automobilístico mundial, tanto em produtos, quanto em serviços e atendimento.

Vitória Diesel no Espírito Santo (Cariacica, Cachoeiro do Itapemirim e Linhares), Savana no Paraná e Santa Catarina (Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Joinville) são revendedoras de caminhões Mercedes-Benz. Kurumá, no Espírito Santo e Rio de Janeiro, e Osaka, em Minas Gerais, são concessionárias Toyota. A Vitória Motors Mercedes-Benz é pioneira no segmento de automóveis de luxo no Espírito Santo. A Vitória Motors Jeep oferece aos clientes as marcas do Grupo Chrysler (Jeep, Dodge, Chrysler e Ram) e a Land Vitória é a primeira concessionária Jaguar Land Rover do Espírito Santo.

saiba mais

Embora cada empresa das Divisões Passageiros, Logística e Comércio tenha sua própria estrutura organizacional, a Águia Branca Participações S.A., Holding do Grupo Águia Branca, completa esse quadro como a controladora dos negócios do conglomerado empresarial. Dona de um quadro mais enxuto, a Holding atua sob quatro vertentes: é responsável por perenizar as boas práticas das diretrizes do Conselho de Administração; presta serviços técnicos e especializados às empresas; promove os serviços de tecnologia da informação (toda a área de TI é corporativa e atua na Holding); e realiza o atendimento aos acionistas por meio do serviço Family Office .

É dela também a responsabilidade de intermediar as grandes negociações financeiras que envolvem o Grupo Águia Branca. A Holding atua em todos os processos que agreguem valor quando se age de forma corporativa, permitindo que a força do Grupo Águia Branca se transforme em benefícios, seja pelos ganhos de escala, pela minimização dos riscos ou pela otimização de recursos.

Além de cuidar dos assuntos corporativos, a Holding carrega ainda outra responsabilidade. Ela é uma espécie de ‘guardiã’ dos valores, pilares e conceitos que fazem parte dos 70 anos do Grupo Águia Branca.

saiba mais

Dois meses após lançar a campanha Adote uma Estrela, a ação alcançou seu objetivo: fazer mais feliz o natal de 120 crianças atendidas pela Fundação Beneficente Praia do Canto, localizada na Grande São Pedro, em Vitória. O encerramento da campanha, promovida pela concessionária Vitória Motors Mercedes-Benz, aconteceu na última quarta-feira com a entrega dos presentes arrecadados na sede da instituição.

A campanha teve início com o lançamento da árvore símbolo da ação, que contou com bolas de natal personalizadas com o nome de cada uma das crianças. Para adotar uma das ‘estrelas’, convidados, clientes e parceiros puderam escolher uma das bolas.

A Fundação Beneficente Praia do Canto foi criada em 1983 e atende crianças de 7 a 15 anos com oficinas de musicalização -violão, flauta, coral-, hip hop, stand uppaddle, além de reforço escolar. Todas as crianças e adolescentes atendidos pela instituição são moradores de São Pedro e precisam estar matriculadas em uma das escolas públicas do bairro para participarem das atividades oferecidas.

 

Apresentação Ação de Natal Adote uma Estrela from Grupo Águia Branca

Confira o vídeo case da ação e aproveite um pouco da emoção da entrega dos presentes das crianças.

 

saiba mais

Além das novidades apresentadas pela Mercedes-Benz durante o Salão do Automóvel, a montadora aproveitou o evento para premiar algumas concessionárias com o troféu Best Pratices 2016. A Vitória Motors Mercedes-Benz foi uma das premiadas com o case que apresenta um novo conceito de gestão da Consultoria de Varejo – O Funil de Vendas. O Salão deste ano foi realizado entre os dias 10 e 20 de novembro, em São Paulo, e a premiação da Mercedes aconteceu no último dia do evento. O prêmio Best Practices é dado às concessionárias que tenham executado práticas de gestão que contribuíram para aumentar a eficiência nas vendas, direta ou indiretamente. “Em um ano repleto de desafios como 2016 ficamos extremamente satisfeitos em colher o resultado de nosso trabalho, que além de refletir em vendas, mostra o empenho e dedicação da equipe”, disse o gerente de vendas, Márcio Lessa.

saiba mais

 

ICMS, IPVA, IOF e IPI. Muitos já sabem que deficientes físicos têm isenção dos impostos na compra do carro novo. O que quase ninguém sabe é que boa parte da população brasileira também tem esse mesmo direito. Alguns exemplos comuns que podem ter o benefício da isenção são: pessoas com câncer, HIV positivo, hepatite C, hemofílicos, Parkinson, pessoas com problemas graves de coluna, diabetes, Lesão por Esforço Repetitivo (Ler) e muitas outras patologias.

De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, há no país cerca de 46 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Com a inclusão de familiares e responsáveis legais na lei, estima-se que no total sejam mais de 100 milhões de brasileiros que podem ter direito a comprar carros 0 quilômetro com isenções de impostos.

“O caminho para obter os direitos é burocrático, porém o percentual de isenção e os benefícios são vantajosos. Quem vai dizer se o cidadão tem mesmo direito ou não à isenção é um médico credenciado do Detran, mas se informar antes de dar início ao processo pode tornar esse caminho menos árduo“, explicou o gerente da concessionária Vitória Motors Mercedes-Benz, Márcio Lessa.

Quem tem direito:

Isenção de IPI

Portadoras de deficiência física, deficiência visual e mental, ainda que menores de 18 anos. Benefício válido para carros de valor acima de R$ 70 mil.

Isenção de IOF

Pessoas portadoras de deficiência física de caráter permanente.Benefício válido para carros de valor acima de R$ 70 mil.

Isenção de ICMS

Concedida apenas para deficientes condutores habilitados. Para ter direito ao benefício, o carro deve ser avaliado em, no máximo, R$ 70 mil.

Isenção de IPVA

Concedida apenas para deficientes condutores habilitados. Esta isenção só será válida quando veículo estiver devidamente documentado em nome da pessoa portadora de deficiência física. Benefício válido para carros de valor acima de R$ 70 mil.

saiba mais

A Savana e a Divesa, ambas concessionárias dos veículos comerciais Mercedes-Benz, se tornaram uma só em 2016. Com o objetivo principal de agregar o que de melhor cada uma possui, o foco da fusão é em melhorias constantes dos serviços e priorizar, como sempre, o cliente. Agora o Paraná tem mais pontos de atendimento com os mesmos padrões de qualidade do Grupo Águia Branca, já trabalhados em conformidade com a marca Mercedes-Benz.

 

saiba mais

O Jeep Renegade encerrou o ano de seu lançamento (2015) no topo do ranking dos modelos mais vendidos da categoria, com 131 unidades emplacas em dezembro, contra 105 de seu principal rival, HR-V. Os dados são do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo (Sincodives). No acumulado de vendas, o Jeep Renegade alcançou 32.342 unidades emplacadas e se aproximou dos seus principais concorrentes, mesmo tendo largado com alguns meses de atraso e tendo, ainda, uma rede menor.

saiba mais

Em dezembro de 2015 foi lançada a nova logomarca do Grupo. Criada pelo designer Norberto Chamma, o mesmo criador da logomarca antiga, a nova identidade visual do Grupo Águia Branca traz conceitos contemporâneos e que estão absolutamente alinhados à trajetória da empresa, que ao completar sete décadas de vida mantém na busca contínua pela inovação um dos seus principais pilares de gestão.

Tecnicamente falando, a tipologia da nova marca está mais moderna e atual, houve uma simplificação dos elementos que a compõe e a águia ganhou mais representatividade através do ícone na posição superior. Com relação às cores, sai o vermelho e entra uma combinação de dois tons de azul, que representam a solidez e a credibilidade do Grupo.

Confira o Manual da Marca dos 70 anos do Grupo Águia Branca:

saiba mais

O Grupo Águia Branca deu um importante passo no Paraná com a construção da nova Savana, concessionária de veículos comerciais Mercedes-Benz em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba. A unidade nasce como a maior concessionária da marca no País em área dedicada ao negócio. Um investimento de mais de R$ 20 milhões.

São 12 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 40 mil metros, e instalações completamente novas, conforme os padrões mais modernos adotados pela marca ao redor do mundo. Toda esta estrutura está gerando, de forma direta, 150 vagas de trabalho.

saiba mais

A primeira edição do Bazar Solidário, realizado em 2015, foi um sucesso e acabou se repetindo no ano seguinte. Foram arrecadadas 66 bolsas, que se esgotaram em um só dia no bazar realizado no Hospital Santa Rita. O leilão foi conduzido pela galerista e Advogada Ana Coeli Piovesan e o menu assinado pelo Chef Assis Teixeira. Os dois participaram voluntariamente do evento, doando seu tempo e talento para a causa da Afecc. Toda a renda levantada durante o evento é revertida para o tratamento do câncer de pessoas carentes no Hospital Santa Rita, localizado em Vitória -ES.

saiba mais

O Jeep Renegade 2016 chegou ao mercado capixaba em abril de 2015, com a promessa de reinventar o segmento dos utilitários-esportivos, tornando-se a nova referência. Com a chegada do novo Renegade, a Vitória Motors Jeep expandiu seu espaço no interior do Espírito Santo e Grande Vitória.

saiba mais

Em março de 2015, o Grupo Águia Branca inaugura em Vitória, a primeira concessionária Jaguar e Land Rover do Espírito Santo. Além de apresentar os modelos da marca britânica aos capixabas, a concessionária chegou para atender os clientes que já adquiriram o veículo em outro Estado, por exemplo, e precisam fazer as revisões do carro, já que a revenda conta com oficina e todos os serviços de assistência técnica.

saiba mais

Modernidade, inovação e dinamismo são conceitos presentes na nova marca da Vix Logística, lançada oficialmente em outubro de 2014.  As peças de comunicação, frota, sinalização e demais itens que envolvam a marca serão atualizados gradativamente. Um novo site já está em fase de produção e o lançamento será em dezembro.

A nova marca da Vix, produzida pela agência de design Carlos Ferro, é associada à segurança, organização, sustentabilidade e tecnologia. Ela foi gerada a partir da nova pintura da frota de ônibus, que revela os mesmos conceitos e ainda faz alusão aos traços verticais e diagonais da marca anterior, indicando modernização, mas também continuidade e tradição.

saiba mais

Em 2014, a IFC, membro do Grupo Banco Mundial, e o Fundo IFC da África, América Latina e Caribe anunciam um investimento de capital de R$200 milhões na Vix Logística S.A, empresa do Grupo Águia Branca. O investimento da IFC na empresa visa ajudar a melhorar a competitividade do país por meio do fortalecimento dos serviços de logística.

saiba mais

A Vitória Motors Mercedes-Benz proporcionou uma experiência inesquecível para convidados especiais. No ano de 2014, a concessionária promoveu no Autódromo Geraldo Backer, antigo BKR, na Serra, o “Vitória Motors AMG Experience”. A montadora alemã enviou modelos da linha AMG, que é a divisão esportiva da Mercedes-Benz. Os convidados foram acompanhados por um especialista nesses carros para dar uma “voltinha” na pista. O objetivo foi demonstrar, claro, toda a potência desses veículos, mas, sobretudo, toda a tecnologia, conforto e segurança que eles oferecem.

saiba mais

O Star Class é um Programa de Certificação Nacional de Qualidade, lançado em 2006 pela Mercedes-Benz. As concessionárias são avaliadas pela Fábrica nos quesitos: qualidade de atendimento, serviço prestado ao cliente e adequação às normas exigidas pela marca. O Star Class tem como objetivo principal buscar um padrão único em todos os seus pontos de atendimento pelo Brasil. Durante o ano, as concessionárias são auditadas pela Fábrica e as que se destacaram no Programa Star Class, recebem uma classificação: Ouro, Prata e Bronze, sendo reavaliadas anualmente. Desde o primeiro ano do programa, as concessionárias do Grupo Águia Branca que representam a marca Mercedes-Benz, Vitória Diesel, Savana e Vitória Motors Mercedes-Benz são destaque com altas classificações no Star Class.

Desde de 2008 a Vitória Motors Mercedes-Benz recebe sua certificação Ouro, de acordo com a conformidade em todos módulos. Já através da Vitória Diesel, o Grupo Águia Branca conquistou, desde a primeira edição, em 2006, a classificação máxima Ouro no Programa Star Class.

Linhares Diesel fica entre as cinco melhores concessionárias do Brasil

Sempre como destaque entre as melhores do Brasil, a Linhares Diesel terminou o ano de 2014, classificada na categoria diamante no Programa de Qualidade StarClass, promovido pela Mercedes-Benz. Isso significa que com a pontuação alcançada pela empresa ela foi considerada a melhor revenda Mercedes-Benz do país.

 

 

saiba mais

A Vitória Motors Jeep, que comercializa no Espírito Santo os carros das marcas Chrysler, Dodge, Ram e Jeep, obteve, em 2014, nota máxima no programa de certificação Five Stars, da Chrysler Brasil. A premiação avaliou a qualidade dos serviços prestados por 40 concessionárias de todo o país, avaliando itens como: equipe especializada, satisfação do cliente, infraestrutura, atendimento, pós venda, dentre outros serviços.

saiba mais

A Divisão Passageiros do Grupo Águia Branca orgulha-se de seu Programa de Medicina do Sono, um projeto que, dentre outras atividades, estimula os nossos profissionais motoristas a desenvolverem hábitos saudáveis, para que tenham qualidade ao dormir e, consequentemente, melhor qualidade de vida social e profissional. Afinal, a qualidade de vida da nossa equipe reflete também na excelência dos serviços prestados. Por isso, estamos
em constante avaliação do trabalho desenvolvido, traçando novas estratégias e evoluindo a cada dia no bem-estar e na segurança de nossas viagens.

O Programa Medicina do Sono é um projeto inovador, que conta com os mais modernos parâmetros de execução, conduzido por profissionais altamente qualificados e que garante à nossa organização um status diferenciado: o de empresa de transporte rodoviário que investe e se preocupa de forma efetiva e exemplar com a segurança de seus funcionários e clientes. Esta cartilha foi elaborada com o objetivo de consolidar informações sobre o assunto, para que todos os colaboradores da Águia Branca, sejam motoristas ou não, conheçam melhor o projeto e possam apoiá lo.

Clique aqui para acessar o conteúdo da Cartilha.

saiba mais

Em 2013, o Grupo Águia Branca ampliou ainda mais sua atuação no segmento de veículos comerciais pelo Brasil, com a aquisição de uma concessionária, dessa vez no estado de Santa Catarina, no município de Joinville.

saiba mais

Seguindo os planos de expandir no Espírito Santo, em 2013 o Grupo Águia Branca ampliou ainda mais sua atuação no segmento de veículos comerciais, com a aquisição de uma concessionária Vitória Diesel no município de Cachoeiro de Itapemirim. Em fevereiro de 2016, a Vitória Diesel de Cachoeiro mudou-se para uma área maior, com o dobro da anterior,   contando ainda com uma estrutura sustentável que armazena a água da chuva, com capacidade de 20 mil litros.

saiba mais

A Kurumá alcançou, em 2012, liderança de vendas de Corolla no Brasil, com a marca de 1082 unidades do veículo vendidas em todo o Espírito Santo.

saiba mais

O programa Condução Econômica promove a direção segura, reforçando os pilares da direção defensiva na capacitação de seus profissionais na missão de transportar pessoas. A iniciativa tem um aspecto ambiental muito importante, pois evitando o desperdício de diesel e de vida útil de componentes dos veículos a empresa contribui para a preservação do meio ambiente. Entre as dicas do programa aos motoristas destaca-se a utilização dos parâmetros da condução preventiva como norteador das ações que evitam o desperdício de combustível e contribuem para a segurança operacional.

saiba mais

Em 2011 foi concluído o processo de certificação de todas as concessionárias conforme o TSM e TSW da Toyota, programas da Toyota de Qualidade em Atendimento. As concessionárias Osaka receberam a cerficação no programa, que estabelece um padrão de atendimento ao cliente da marca e a melhoria contínua das operações de pós-venda.

saiba mais

Em 2011, foi concluído o processo de certificação de todas as concessionárias conforme o TSM (Toyota Service Marketing, ou Marketing de Serviço ao Cliente Toyota) e TSW ( (Toyota Sales Way, ou, Estilo de Venda Toyota), programas da Toyota de Qualidade em Atendimento. Após ser piloto na implantação do programa, a Kurumá de Vila Velha foi a primeira em todo o Brasil, a receber o TSM. O programa estabelece um padrão de atendimento ao cliente da marca e a melhoria contínua das operações de pós-venda.

 

saiba mais

As concessionárias Osaka, de Ipatinga e Manhuaçu, receberam a certificação ambiental internacional, ISO 14001. A loja de Ipatinga foi a primeira empresa do segmento automotivo a receber tal certificação no Vale do Aço.

saiba mais

Todas as concessionárias Kurumá, em 2011, após diversos processos, estiveram aptas para receber o ISO 14001, a certificação ambiental mais importante do mundo. Foi a primeira empresa capixaba no setor automotivo a receber essa certificação.

saiba mais

Em 2010, o Grupo Águia Branca inaugurou, em Belo Horizonte, a quarta concessionária Toyota em Minas Gerais. Foram investidos R$ 500 mil para reformar o espaço, incluindo show room, oficina e recepção de serviços.

saiba mais

Em outubro de 2010, o Grupo Águia Branca inaugurou uma nova concessionária Toyota na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A Kurumá Barra teve um investimento de R$ 14 milhões e é a maior concessionária Toyota em área construída do Rio de Janeiro e do Grupo.

saiba mais

Em 2009, com investimento de R$ 10 milhões, o Grupo Águia Branca inaugurou a nova sede de sua concessionária Toyota, no interior de Minas Gerais, a Osaka Ipatinga.

saiba mais

Em 2009, a Vitória Motors iniciou uma nova fase da sua história com a inauguração da nova sede, localizada numa das avenidas mais importantes da capital capixaba, a Av. Nossa Senhora da Penha. Dois anos depois, ampliou ainda mais o seu atendimento com duas novas unidades localizadas na mesma avenida, sendo uma com exclusividade da marca Mercedes-Benz e Smart e outra com as marcas Jeep, Dodge, Chrysler e Ram. São dois espaços, duas marcas, mas o mesmo padrão de serviços e atendimento da Vitória Motors e do Grupo Águia Branca.
Atualmente, a Vitória Motors – Jeep conta com um espaço próprio, prestando serviços de vendas de novos e seminovos, e assistência técnica à disposição do cliente na Avenida Vitória, 2415, Consolação, Vitória -ES.

saiba mais

Em 2009, a empresa iniciou uma nova fase da sua história com a inauguração da nova sede, localizada numa das avenidas mais importantes da capital capixaba, a Av. Nossa Senhora da Penha.

saiba mais

A Kurumá Vitória foi eleita pela Toyota do Brasil, a melhor concessionária de toda a sua rede, durante o ano de 2008. A empresa alcançou a maior pontuação dentre todas as concessionárias, dentro do Programa de Avaliação dos Distribuidores Toyota, o Dealer Evaluation. O programa avalia itens como Recursos Humanos, gerenciamento de operações, vendas, pós-vendas, índice de satisfação dos clientes, infra-estrutura operacional, certificação ambiental, entre outros. Outras duas concessionárias Kurumá, em Campos e em Linhares, receberam a classificação A no programa.

saiba mais

O Centro de Memória Águia Branca recebeu no dia 8 de outubro, o Prêmio Aberje 2008 na categoria “Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

O trabalho desenvolvido pela Holding, sobre o Centro de Memória incluiu as estratégias para implantação do espaço durante as comemorações dos 60 anos, e todas as ações realizadas junto aos públicos, como a exposição Memória Itinerante, o programa de visitas e os concursos internos. Segundo a assessora de comunicação da Holding, Adriana Denadai, este prêmio insere o Grupo Águia Branca em uma esfera nacional no âmbito de memória empresarial. “Isso deve ser motivo de orgulho para todos que constroem a história de sucesso do Grupo Águia Branca”.

Este, que é o prêmio mais importante no segmento de comunicação empresarial envolveu mais de 170 corporações em todo Brasil que destacaram ações estratégicas de comunicação nas 19 categorias relacionadas a ‘Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial’, ‘Gestão de Mídias’ e ‘Pequenas e Médias Empresas’.

O Centro de Memória teve como concorrentes o case de 50 anos da Toyota no Brasil e as comemorações dos 40 anos da Vicunha.

Case Centro de Memória

saiba mais

Um instrumento de que a Toyota do Brasil dispõe para aprimorar e acompanhar continuamente a qualidade do atendimento prestado na rede é o Toyota Sales Way (TSW), que treina e certifica as equipes de vendas dos distribuidores. A capacitação tem como principal objetivo elevar a satisfação do cliente, tornando o atendimento padronizado e focado nas pessoas, fornecendo a melhor experiência de compra, conforme os princípios do Toyota Way. A certificação TSW é válida por um ano; após esse período, auditorias são realizadas anualmente para renovar a certificação das unidades.

O pós-venda da Toyota também conta com outra certificação para as concessionárias, o TSM (Toyota Service Management, ou, em português, Gerenciamento de Serviço Toyota), um programa de melhoria contínua das operações de pós-venda que aborda os sete passos de serviço Toyota: Agendamento, Recepção, Abertura da Ordem de Serviço, Distribuição dos Serviços, Controle de Qualidade, Entrega e Acompanhamento Pós-serviço. Para estar certificada dentro do TSM, a concessionária tem que responder positivamente as 91 questões que compõem o programa, relacionados à estrutura, recursos humanos, operação, peças e procedimentos.

O Grupo Águia Branca faz parte do pioneiro time de empresas brasileiras que adotou, no início da década de 90, o modelo de gestão baseado na Qualidade.  Na Kurumá e Osaka, esse modelo se soma à cultura da montadora Toyota, que também tem grande foco na qualidade. Nossas duas empresas representantes da marca já receberam estas certificações, o TSM desde sua implantação, no ano de 2007 e se destacam pelo alto padrão em seu atendimento aos clientes.  Após a implantação do TSW, em 2011, recebemos nossas certificações após a resposta positiva de todos os procedimentos avaliados.

saiba mais

Em 2006, o Grupo Águia Branca e a Trip Linhas Aéreas anunciaram uma sociedade, passando o Grupo a deter 50% das ações da companhia. Juridicamente, a empresa aérea deixou de ser constituída por cotas de responsabilidade limitada, passando para sociedade anônima. Após, em 2012, a Trip uniu-se a Azul Linhas Aéreas, tornado-se uma coligada do Grupo Águia Branca.

saiba mais

Em 2005, a Autoport iniciou sua expansão na Argentina, que integra o Mercosul, com operações de transporte de veículos.

saiba mais

O Grupo Águia Branca faz parte do pioneiro time de empresas brasileiras que adotou, no início da década de 90, o modelo de gestão baseado na Qualidade. Atualmente, as empresas Águia Branca são certificadas pelas normas ISO ou nos sistemas específicos de suas áreas de atuação.

Em 2003, visando ao fortalecimento dessa cultura, foi instituído o Prêmio Grupo Águia Branca da Qualidade, que incentiva a disseminação da metodologia de gestão por processos como instrumento de identificação de oportunidades de melhorias. A premiação, em dinheiro, ocorre anualmente e valoriza as melhores ações corretivas, preventivas e de inovação nas empresas do Grupo.

saiba mais

A Viação Águia Branca, após o início de suas atividades e consolidação no mercado, continuou crescendo e a partir de 1999 passou a operar linhas interestaduais, alcançando um importante mercado, incrementado em 2003, com a aquisição da Viação Salutaris.

saiba mais

O Grupo Águia Branca é pioneiro no Brasil por desenvolver o programa de Medicina do Sono com ênfase na saúde do motorista e segurança do trânsito. O programa visa a manutenção da saúde desses profissionais no que diz respeito aos distúrbios do sono, alimentação e exercício físico.

Criado pela Viação Águia Branca em 2000, o programa foi estendido posteriormente aos motoristas da VIX Logística. Os profissionais recebem acompanhamento diário, com análises do seu estado de vigília e fadiga, antes e depois de cada viagem. A estrutura do programa conta com salas de estimulação localizadas em pontos de parada dos ônibus e laboratórios de polissonografia, além de consultórios médicos.

Os resultados extremamente satisfatórios comprovam a eficiência e eficácia do programa tornando-o uma referência nacional em segurança nas estradas.

 

saiba mais

O Programa Medicina do Sono foi desenvolvido a partir de uma demanda da Viação Águia Branca no início do ano 2000, quando a diretoria da empresa visualizou que poderia oferecer mais segurança aos clientes se encontrasse uma solução para evitar a sonolência/fadiga excessiva durante as viagens de seus motoristas. Um programa pioneiro no que diz respeito à preocupação de uma empresa de transporte de passageiros rodoviário com a saúde e o bem-estar do motorista.

saiba mais

A Vix Logística é uma empresa especializada na distribuição de veículos novos no Brasil e na América do Sul. Desde 1999, ela vem utilizando carretas cegonheiras Nova Era, que permitem maior velocidade no carregamento e descarregamento, além de mais segurança. Todos os veículos transportados contam com sistema de rastreamento e controle.

saiba mais

Em maio de 1999, o mercado automobilístico do Espírito Santo passou por uma revolução ao contar, com a inauguração da primeira a concessionária de veículos de luxo. Foi quando se instalou na Grande Vitória a Vitória Motors, empresa do Grupo Águia Branca, inicialmente representante exclusiva da Mercedes-Benz.

saiba mais

O voluntariado corporativo no Grupo Águia Branca começou em 1998, por sugestão dos próprios funcionários. Por meio de uma gincana, o objetivo era aumentar a integração e melhorar a qualidade do ambiente interno, com atividades de cunho social e recreativo.

Ano a ano, a gincana foi ampliando o número de participantes e os resultados cresceram surpreendentemente, especialmente em doações de alimentos e coletas de sangue. Em 2004 houve a primeira reformulação do programa, que adquiriu um caráter mais institucional e o foco social tornou-se mais evidente.

A Amigab foi ganhando força entre os funcionários, nas comunidades atendidas e perante a sociedade de modo geral, até que em 2010 foi novamente reformulada, visando valorizar ainda mais a atuação voluntária dos colaboradores.

Adotando como meta o aumento da autoestima das crianças e jovens atendidos, com atividades de educação, cultura, lazer e bem-estar, as ações de voluntariado tornaram-se mais relevantes e com resultados mais consistentes.

Conheça mais sobre o Programa de Voluntariado Amigab.

saiba mais

Quem não se comove com o sorriso verdadeiro de uma criança? Esse é um dos motivos que estimula os 398 funcionários do Grupo Águia Branca a atuarem, há 18 anos, como voluntários nas 11 instituições filantrópicas atendidas pelo conglomerado empresarial por meio da Amigab. O que começou como uma gincana recreativa em 1998, iniciada pelos próprios funcionários na época tornou-se, ao longo dos anos, o programa de voluntariado mais expressivo do Grupo.

Hoje, a iniciativa beneficia por ano uma média de 1700 crianças e jovens, entre 0 e 17 anos, abrangendo os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo. As ações incluem atividades de educação, cultura, lazer e bem-estar, todas voltadas para elevar a autoestima desse público.

Mas as crianças e jovens não são os únicos beneficiados no programa, quem participa como voluntário, além de se integrar com os demais colegas de trabalho também tem a oportunidade de desenvolver habilidades que não praticaria normalmente em sua rotina diária como realizar o planejamento de sua equipe, praticar a liderança e desenvolver a oratória. Além disso, sentem os louros da recompensa quando veem de perto o brilho nos olhos de quem contou com a sua ajuda.

Atualmente, pode-se dizer que a Amigab é um dos programas sociais do Grupo com maior impacto para seus públicos de interesse

manual_voluntario_2016

apresentacao_amigab_institucional-1

saiba mais

Em 1996, seguindo os planos de expansão no interior do Espírito Santo, o Grupo Águia Branca adquiriu a concessionária Linhares Diesel, no município de Linhares. A concessionária passou a oferecer os serviços de venda de veículos novos e seminovos, venda de peças, serviços de mecânica e elétrica, lanternagem e pintura e venda de pneus novos e recapagem de pneus.

saiba mais

Para celebrar a chegada dos seus 50 anos, em 1996, o Grupo Águia Branca realiza a criação da sua primeira marca corporativa.

saiba mais

Os acionistas do Grupo Águia Branca criam o Conselho de Administração e instituem as Unidades de Negócio (atuais Divisões) para reunir sob uma única diretoria as empresas que desenvolviam atividades afim. Criado no ano de 1993, é o responsável pelas diretrizes estratégicas do Grupo Águia Branca e pelas macrodecisões. A execução das deliberações do Conselho é conduzida pela Diretoria Executiva da Holding, que é apoiada por assessorias nas áreas de Auditoria, Comunicação, Contabilidade, Finanças, Gestão Tributária, Jurídica, Orçamentos, Qualidade, Segurança Patrimonial e Tecnologia da Informação.

 

saiba mais

O ano de 1992 foi muito importante para o Grupo Águia Branca no que se refere à sua Divisão Logística. Foi criada a primeira marca da VIX. Após isso, começaram duas grandes atividades da empresa, foram elas a locação de veículos e logística dedicada.

saiba mais

O incremento das importações de veículos no País estimula a abertura de uma nova concessionária, acontecia a implantação da Kurumá, concessionária Toyota, em Vitória, no Espírito Santo.

saiba mais

Em 1987, na busca da eficiência de seus serviços, a Viação Águia Branca foi a primeira empresa nacional de transporte de passageiros a implantar a emissão automática de passagens. Nos anos 90, introduz mais uma inovação: a compra simultânea de passagens de ida e volta, uma novidade neste setor.

saiba mais

No ano de 1987, foi criada a holding Águia Branca Participações Ltda., com o objetivo de racionalizar a administração dos negócios do Grupo, que, sendo composto por várias empresas empresas, apresentava uma difícil malha de participações cruzadas, onde uma empresas era dona da outra. A Águia Branca Participações passou a ser depositária das ações de todas as empresas, e cada sócio constituiu uma pequena holding familiar com direito a representação no Conselho de Administração.

saiba mais

Em 1984 foi criada a Águia Branca Cargas, que realizava transporte fracionado de cargas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do País. A empresa acabou em 2003, porém, teve parte de suas atividades incorporadas pela Vix.

 

 

saiba mais

Em decorrência do deslocamento do fluxo rodoviário para a BR 101, Vitória havia se tornado importante ponto de passagem para aqueles que transitam entre o Norte e o Sul. Em 1982, o Grupo Águia Branca decidiu sobre a importância de uma nova concessionária Mercedes-Benz, assumindo o controle acionário da Vitória Diesel, em Cariacica.

saiba mais

O Grupo Águia Branca expandindo seus negócios no Espírito Santo, no ano de 1982, adquiriu a Viação Capixaba, visando incrementar o serviço de fretamento, iniciado em 1977 pela própria Águia Branca.

saiba mais

Em 1982, foi iniciada a mudança do padrão visual de todo o segmento de transporte de passageiros do Grupo, o que refletia uma preocupação com sua imagem. O designer Hans Donner criou a primeira logomarca da Viação Águia Branca e as antigas cores, laranja, verde e branco, foram substituídas. A frota – cartão de visitas da empresa – ganhou nova roupagem e ficou com um ar mais moderno e elegante para a época.

saiba mais

Em 1978 foi criada a Rota Transportes Rodoviários, uma parceria da Águia Branca com as empresas regionais Camurujipe e Viazul, na compra de partes das linhas da Sulba (Companhia de Viação Sulbaiano), empresa estatal que atuava na Bahia. Em pouco tempo, os negócios em território baiano passaram a representar cerca de 50% da receita total advinda do transporte de passageiros. E em 1989, o restante da empresa estatal baiana Sulba foi arrematado pela Viação Águia Branca.

saiba mais

Em 1971, o Grupo Águia Branca comprou o terreno de 75 mil m², no bairro Campo Grande, no município de Cariacica, na Grande Vitória. Foram então iniciadas as obras do Parque Rodoviário de Cariacica, que foi inaugurada em 05 de maio de 1973. com áreas de manobras, oficina de manutenção, lavadores, almoxarifado, bombas de abastecimento, dormitórios para motoristas, refeitório para funcionários, escritórios e algumas residências para os funcionários da garagem.

Com o rápido crescimento dos negócios , os sócios decidiram mudar a sede da empresa de Colatina para a Grande Vitória. Tal mudança concretizou-se em 1975, dois anos após a inauguração da garagem de Campo Grande (Cariacica).

 

 

saiba mais

Em fevereiro de 1973, o Grupo Águia Branca chegou a Itabuna através da aquisição da empresa regional Expresso São Jorge. A partir daí teve início a expansão da empresa no território baiano, acompanhando passo a passo o desenvolvimento da economia local.

Com a aquisição da Expresso São Jorge, a Águia Branca recebeu treze ônibus, mas apenas oito podiam rodar.  Não havia oficina, garagem ou escritório. Próxima à rodoviária foi alugada, então, uma  casa de 60m² para abrigar escritório e agência. Os ônibus eram estacionados, reparados e lavados na própria rua.

 

saiba mais

A história de sucesso da empresa VIX Logística começa no ano de 1971, quando o Grupo Águia Branca deu início às operações de fretamento. Na busca constante pela excelência, a empresa fornece soluções logísticas com excelência, por meio de pessoas qualificadas, agregando valor aos clientes e visando à sustentabilidade do negócio.

saiba mais

Em maio de 1970, a Viação Águia Branca adquiriu a Empresa de Transportes Mariano Pires Pontes, que circulava com o nome fantasia de Sayonara. Ampliou, assim, seu raio de atuação para o Vale do Aço.

Em outubro do mesmo ano, apostando num futuro promissor, a Viação Águia Branca  adquiriu o setor norte da Viação Itapemirim, expandindo sua área de atuação no norte do Espírito Santo e ampliando sua frota de 75 para 150 ônibus.

saiba mais

1971 é o ano que ocorre a primeira atuação oficial no ramo de comércio de veículos com a aquisição da Valadares Diesel, concessionária de veículos comerciais (caminhões e ônibus) Mercedes-Benz, em Governador Valadares (MG).

saiba mais

O Grupo Águia Branca expandindo seus negócios no Espírito Santo, no ano de 1982, adquiriu a Viação Capixaba, visando incrementar o serviço de fretamento, iniciado em 1977 pela própria Águia Branca. A Viação Capixaba era uma tradicional empresa do Espírito Santo e permitiu ao Grupo expandir consideravelmente sua área de ação na área de fretamento.

saiba mais

Algumas vezes, João Godoy, sócio de Vallecio Chieppe, havia manifestado interesse em vender sua parte na empresa. Em 1961, Wander e Aylmer decidem comprar a parte de Godoy. Por sugestão de Vallecio, a Empresa de Transportes Águia Branca e a Viação Brasil são incorporadas.

Em 17 de fevereiro de 1961, a razão social da empresa é alterada para Viação Águia Branca. A frota da empresa na época era constituída por 40 ônibus.

Mudança razão socialMudança da Razão Social para Viação Águia Branca

 

saiba mais

Em 1956, Vallecio Chieppe decide buscar novas oportunidades e sai da sociedade com a família. Ele recebe, então, dois terrenos em São Silvano e o valor de um terço da pequena empresa de transporte de passageiros.

Menos de 30 dias transcorridos de sua  saída, surgiu uma grande oportunidade. Ceny Judice Achiamé, comprador de café e proprietário da Empresa de Transportes Águia Branca lhe ofereceu a compra da empresa.

A oferta era irrecusável, mas após estudar a proposta, Vallecio concluiu que não tinha capital suficiente para enfrentar sozinho a empreitada. Ceny Judice não aceitou a recusa e indicou o farmacêutico João Godoy Sobrinho como sendo a pessoa à qual Vallecio podia se associar.

Após adquirirem um empréstimo, em 07 de janeiro de 1957, foi fechado o negócio e os sócios tomaram posse da empresa.

 

saiba mais

Sem condições de superar a concorrência, que tinha uma frota maior e com preços diferenciados, Vallecio voltou para Colatina e, por algum tempo, começou a fazer o trajeto que ligava o bairro de São Silvano ao centro de Colatina.

saiba mais

Em 1946, Carlos Chieppe troca um caminhão que fazia transporte de café por um ônibus e denomina a empresa de Auto Viação 13. Este primeiro ônibus, marca o início dos negócios na atividade de transporte de passageiros da família. Seu filho mais velho, Vallecio, então com 17 anos, assume a função de cobrador e três meses depois, quando completa 18 anos, se torna o motorista. A primeira linha operava no trecho de Governador Valadares para Teófilo Otoni.

saiba mais

empresas do grupo

passageiros

Coligada

logística

comércio